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Design Gráfico nas Franquias: Elevando o Poder da Marca

O que você vai ler neste artigo:

Introdução

O design gráfico é uma ferramenta vital para o sucesso de franquias, pois além de um modelo padronizado de sucesso, franquias vendem também a sua marca

 

De acordo com uma pesquisa conduzida pela renomada Universidade de São Paulo em 2021, o impacto do design gráfico é indiscutível nas franquias. Franquias que investem no design gráfico têm maiores possibilidades de:

 

  1. Atrair Clientes: O design gráfico atrativo e memorável capta a atenção dos clientes, aumentando a probabilidade de adentrarem as unidades franqueadas.
  2. Aprimorar a Experiência do Cliente: Um ambiente bem projetado e uma comunicação eficaz fortalecem a experiência do cliente, tornando-a mais agradável e memorável.
  3. Impulsionar Vendas: O design gráfico eficaz realça os produtos e serviços da franquia, resultando em um aumento significativo nas vendas.

A Importância do Design Gráfico para Franquias

No contexto do design gráfico, os elementos vitais para o êxito de uma franquia incluem:

 

  • Identidade Visual: Uma identidade visual sólida e memorável é a âncora que cria uma marca reconhecível e lembrada pelos clientes.
  • Ambiente: O design gráfico influencia a criação de um ambiente agradável e acolhedor, promovendo uma experiência positiva para os clientes.
  • Comunicação: Uma comunicação visual eficaz é a ponte que transmite a mensagem da franquia de forma clara e eficiente.
  • Suporte de design: os itens acima só são sustentados se houver suporte de design adequado oferecido pela fraqueadora. Suporte que geralmente é capitaneado pelo time de marketing e operações.

Iniciativas e recursos que ajudam as franquias a aproveitarem os benefícios do design

Para garantir uma consistência eficaz na marca e fortalecimento contínuo em redes de franquias, é crucial implementar um robusto suporte de design. Este suporte deve incluir:


Subcomitê de Design

Se design for importante na sua rede, então cabe um espaço dentro do comitê de marketing, de tempos em tempos. Apresente o tema de forma leve, evitando abordagens técnicas, e mantenha a conversa orientada aos resultados que gerados com o simples zelo com design em uma rede.

 

Treinamento Personalizado

Antes mesmo de oferecer os recursos, vale a pena oferecer conhecimento e alinhamento sobre a importância do design para a rede. Ensinar fundamentos da marca, além de dicas sobre “como comprar” e “solicitar” já terá um grande impacto.

 

Manual de Identidade Visual

Nem toda rede de franquias possuem manuais de marca com diretrizes claras e detalhadas sobre o uso de marca, mas provavelmente todas as redes de sucesso possuem um bom manual que aborda questões de branding e aplicação de marca. 

 

Atualizações Periódicas

Feliz ou infelizmente, é importante manter-se atualizado sobre as tendências de design, para que sua marca permaneça relevante. A marca é um elemento vivo, construído a partir das repetidas interações com a sua marca. É mais que design, é experiência! Com isto em mente, evite modismos, pois o mais importante é o impacto na experiência do seu públicoi alvo.

 

Incentivos para Adesão

Oferecer reconhecimento aos franqueados que mantêm os padrões de design da marca pode ser uma ação simples com impactos gigantescos.

 

Auditorias de Conformidade

Por outro lado, é importante realizar auditorias regulares para garantir que todas as unidades estejam aderindo às diretrizes de design. Tudo isso de forma mais leve possível, para garantir o bom relacionametno com o seu franqueado.

 

Designers Internos

É importante contar com pelo menos um designer experiente internamente, para comparecer a reuniões e ser o guardião da marca. Mais importante do que ser uma pessoa de alto nível técnico, o ideal é que ele saiba delegar e entenda o suficiente de branding para dar o suporte que a sua rede precisa.

 

Fornecedores homologados

Desenvolver lista de parceiros que respeitem a marca pode ser muito conveniente para você e sua rede. No início pode dar trabalho, já que você precisará avaliar criteriosamente questões como: preço, capacidade de produção, confiabilidade, portfolio, dentre outros detalhes.

Considerações finais

Design é importante, e não precisa ser difícil nem caro para extrair os benefícios de sua aplicação. Não investir é um erro, que à medida que surgem novos concorrentes, vai reduzindo a força da sua marca.


Garantir suporte adequado em alto nível envolve, além de iniciativas internas, a escolha de parceiros adequados. Na hora de escolher como fornecer suporte de design para a sua franquia, vale a pena buscar por empresas que entendam profundamente o funcionamento de franquias, além de oferecer alta escala com qualidade, coesão e preço justo. A Voorus foi fundada por designers com ampla experiência em franchising, e promete produzir mais, dentro das diretrizes da marca, e sem comprometer o orçamento.

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